Cuidados para quem usa aparelho dental

Após a instalação do aparelho dental, seja ele fixo ou móvel, o paciente passa por um período de adaptação, que muda de pessoa para pessoa. Neste período é normal sentir certa pressão sobre os dentes, isso acarretará em pequenas sensibilidades, devido às alterações celulares que ocorrem nas regiões subjacentes à raiz dental e no ligamento periodontal.

Quando o paciente usa aparelho fixo, ele deve tomar bastante cuidado com os alimentos grudentos, duros, refrigerantes e doces, como: amendoim, pipoca, pé-de-moleque (alimentos comuns nessa época devido às festa juninas, mas que devem ser evitados), cenoura crua, morder balas e pirulitos, entre outros. Já a solução para comer carnes com osso, frutas, pães e outros alimentos mais consistentes, é cortá-los em pedaços pequenos antes de serem levados à boca para mastigação.

O paciente também deve ter uma atenção especial com a higienização, pois ela é fundamental para quem está em tratamento ortodôntico possa garantir uma saúde bucal adequada, seja com aparelho móvel ou com aparelho fixo.

A higienização consta de:

1. Escovação – no mínimo 4 vezes ao dia;

2. Fio dental – é muito importante o uso correto do fio dental pelo menos 3 vezes por semana.

3. Soluções para bochechos – existem vários tipos de colutórios (cepacol, sanifill, plax, etc.) e estes ajudam na redução da flora bacteriana da boca e facilitam a remoção da placa bacteriana.

As escovas dentais devem ser extra-macias e sempre com as cerdas retas (quando as cerdas estiverem tortas, você deverá trocar de escova) fazendo movimentos circulares, ora na região do dente próxima à gengiva e ora na ponta dos dentes.

Para que os pacientes com aparelhos fixos possam utilizar o fio dental, são utilizados acessórios para facilitar este ato, chamados de passa fio. Este dispositivos são semelhantes a uma agulha de costura, em plástico maleável, e que deve ser usado passando o fio dental por entre o orifício de uma das pontas e depois passando por entre os dentes.

Seguindo as orientações de cuidados com o aparelho e com a higiene dos dentes o paciente garante sua saúde bucal e o sucesso do tratamento ortodôntico.

Fonte: http://www.gembrasil.com.br/artigos/arquivos/link01_orientacoes.html

Sobre ortodonticcenter

REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS COM A MAIOR RENTABILIDADE DO SETOR DE FRANCHISING
Esse post foi publicado em Saúde Bucal. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s