Como evitar a rotatividade em sua empresa?

Conquistar e manter profissionais qualificados são desafios primordiais para qualquer empresa. Para os varejistas, no entanto, esta é uma missão ainda mais crítica, já que muitas vezes os salários e as políticas de incentivo são pouco atraentes. É preciso promover iniciativas para reverter esse cenário.


A vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Elaine Saad confirma que para o varejo, um dos grandes desafios para a retenção de profissionais é o equilíbrio entre horário de trabalho e vida pessoa. Isso significa dizer que o excesso de trabalho dificulta muitas vezes a manutenção de um bom equilíbrio em relação à família e vida pessoal. Outro ponto, são os salários nem sempre atraentes.
Uma das soluções encontradas pelos empresários são os treinamentos constantes, não só sobre questões ligadas diretamente ao trabalho, mas também à vida pessoal, como por exemplo, aulas de como gerenciar o orçamento doméstico. Outra possibilidade é desenvolver o plano de carreira dentro da rede.
Cláudia Consalter, sócia da Ortodontic Center Fanchising, notou que existem casos em que funcionários não trocam uma empresa por outra em que ganhariam mais, mas sim porque a empresa oferece benéficos que os deixam satisfeito.

“Promovemos um coffe break todo final de mês para a confraternização e integração de todos os funcionários na clínica e, também, para presentear os colaboradores que fazem aniversário naquele mês. Além disso, incentivamos aqueles que querem se matricular em cursos pertinentes à área em que atuam na empresa. Essa ajuda pode ser no pagamento total ou parcial do curso escolhido” explica ela.
Cláudia lembra ainda que a franqueadora contratou uma consultoria que esta desenvolvimento um plano de cargos e salários que prevê o crescimento horizontal e vertical dentro da empresa. Dessa forma, os funcionários sabem que podem crescer, descobrem o que precisam conquistar para que isso aconteça, além de vislumbrar o salário que podem alcançar.
“Nossa política sempre foi a de ter um relação profissional de respeito com todos os funcionários, o que cria um ambiente de confiança, não de medo e ameaças”, completa.
Para Rebeca Silva Carvalho, que trabalha como Hostess na Ortodontic Center, para lidar com pessoas é necessário ter um acompanhamento psicológico para descarregar a tensão do dia a dia.
Ainda segundo a jovem, é preciso haver incentivo no salário, além de estabelecer metas para o crescimento na função. O que mais motiva um funcionário a permanecer na empresa é o ambiente.
“Aqui na Ortodontic, além da estrutura, que é boa, sinto que posso crescer, tenho segurança e estabilidade. A empresa está evoluindo e isso que me incentiva”, explica.

Fonte: Revista Franquia e Negócios. Data – 14/12/10

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