Saiba mais sobre traumas, erosões e desgaste

Conheça mais três problemas que costumam afetar a saúde da boca, são os traumas, as erosões e atritos que causam o desgaste dos dentes.
O trauma, ocorre comumente em praticantes de esportes, em acidentes automobilísticos, violência e curiosamente, pacientes portadores de epilepsia (doença do sistema nervoso em que o paciente apresenta, freqüentemente, convulsões).


Outro problema que afeta os dentes é a erosão. A ocorrência de erosão dentária aumenta devido ao elevado consumo de bebidas gasosas (principalmente refrigerantes), aos quadros de regurgitação gástrica, que ocorre em pacientes portadores de doença do refluxo gastroesofágico (também chamada esofagite de refluxo) e vômitos repetidos, que ocorrem em doenças como a bulimia e o alcoolismo. A erosão resulta na perda do contorno fisiológico, normal do esmalte dentário e, em casos mais graves, pode culminar no acometimento, com destruição da dentina ou da polpa dentária.
Já o desgaste dos dentes pode ocorrer devido ao atrito causado pela mordida, ou seja, o contato direto entre as superfícies dentárias; ou pelo uso de substâncias abrasivas para a limpeza e escovação. A oclusão dos dentes devido ao bruxismo (distúrbio em que o indivíduo permanece com a superfície dos dentes encostadas, como se estivesse mordendo incessantemente alguma coisa, porém, sem ter quaisquer objetos na boca) também leva ao desgaste precoce destes.
Há também o desgaste causado pelo uso de escovas de dente duras ou pelo uso de cremes dentais mais concentrados, portanto mais lesivos aos dentes, o que pode causar a exposição de partes internas do dente e, conseqüentemente, à sensibilidade exagerada aos extremos de temperatura (frio e calor). Apesar de haver disponibilidade de inúmeros produtos, como creme dentais específicos para indivíduos com hipersensibilidade dentária, a prevenção deve ser prioritária.

Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3616&ReturnCatID=1779

Sobre ortodonticcenter

REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS COM A MAIOR RENTABILIDADE DO SETOR DE FRANCHISING
Esse post foi publicado em Saúde Bucal. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s