Quais os malefícios causados pela chupeta

O uso das chupetas é amplamente propagado no Brasil, já virou um hábito entre a população. O acessório é usado por muitas mães para acalmar o bebê num momento de choro. Mas, o uso abusivo da chupeta pode levar a diversos prejuízos causados por ela ao desenvolvimento da criança, como má-oclusão (dentes desalinhados), distúrbios de fala e de respiração.
O uso da chupeta pode virar um vício para a criança quando usada para fazê-la dormir, acalmar cólicas, ou mesmo substituir a ausência da mãe, pois dessa maneira a criança só se acalmará com o uso da peça.

Esse vício é maléfico, ocasionando danos na formação da arcada dentária da criança. Ortodonticamente, a maneira como a musculatura da língua e face se organiza para sugar a chupeta também pode entortar os dentinhos da criança, o palato (céu da boca) e estimular a respiração pela boca.

Para alguns especialistas, o único caso em que a chupeta apresenta algum benefício é quando usada para substituir o hábito de chupar o dedo, que acaba causando os mesmos problemas da chupeta na arcada dentária, só que de forma mais grave.

Como e quando largar?

Como a chupeta já passou a fazer parte da vida de diversos bebês, essa é uma pergunta frequente dos pais: quando e como retirar esse acessório? É importante que desuso em relação à chupeta seja feito entre o primeiro e o segundo ano de vida do bebê, quando começa a surgir a dentição.

Se a retirada do acessório acontece nessa época, as alterações podem ser corrigidas com mais facilidade, sendo que, em muitos casos, essas correções acontecem por si só.
Mas a criança não deve ser forçada a largar a chupeta, e sim trabalhada para que ela própria tome a decisão de abandonar o hábito. Uma dica é fazer a remoção da chupeta gradualmente, estabelecendo momentos e horários para o seu uso.

Fonte: http://www.odontosites.com.br/odonto/default5.asp?s=orientando2.asp&id=74&titulo=Dentista_alerta_para_prejuizos_causados_pela_chupeta

About these ads

Sobre ortodonticcenter

REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS COM A MAIOR RENTABILIDADE DO SETOR DE FRANCHISING
Esse post foi publicado em Saúde Bucal. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s